21 de agosto de 2011

Vermelho

Destaque nas passarelas nacionais e internacionais, o vermelho marcou a vibração que nos aguarda no verão 2012. Apostar na cor para decorar os ambientes da casa também é uma ótima pedida.
“Ele torna os espaços marcantes e alegres, ajuda a aquecer e dá personalidade e sofisticação”, afirma Rogério Castro, designer de interiores. O vermelho pode ser usado para dar vida a diferentes itens da casa, como paredes, cristaleiras, cômodas, cadeiras, telas e por aí vai. “Adoro colocá-la em portas de entrada, fica lindo!”, diz o profissional. Mas atenção aos ambientes que irão receber a tonalidade. Evite pintar as paredes do quarto, cômodo que pede cores claras, que acalmam. Caso prefira um clima romântico, use tons puxados para o rosa.


No projeto do arquiteto Ulisses Morato o vermelho está em uma das paredes principais da cas.


Outra atitude imprescindível é tomar cuidado para não pecar pelo exagero. “Tudo em excesso faz mal”, ressalta Grace Knoblauch, designer e ilustradora do Atelier de Arte. Se for pintar uma parede, por exemplo, não coloque um móvel da mesma cor por perto para não carregar. A dica é eleger apenas um elemento de destaque. “Escolha pontos focais – como objetos, móveis ou alvenarias. Mas destaque todos de uma vez. É preciso ter harmonia”, alerta Tema Santini, diretora geral do escritório Ravic Arquitetura.

Nas paredes
A cor é sempre bem-vinda nas paredes. “Principalmente em ambientes de convivência, já que somos expansivos e acolhedores”, afirma Castro. Use e abuse do vermelho em salas de jantar, pois aproxima as pessoas e estimula o apetite.
Em cozinhas, segundo ele, traz sofisticação e torna o ambiente um ponto de encontro na casa. “Também é legal usar em halls de entrada e em lavabos, já que o tempo de permanência é curto”, completa.

O vermelho vai bem na cozinha, pois aproxima as pessoas e abre o apetite. O projeto é da Ravic Arquitetura e Urbanismo.

E anote a dica do designer: “Prefira os vermelhos mais fechados, pois os abertos (vivos demais) pesam o ambiente. Se usar a cor nas paredes, opte por portas e rodapés brancos”, diz.
Combinações
Há tempos, o vermelho deixou de ser visto com preconceito por arquitetos e decoradores. Atualmente, é sempre uma boa escolha, pois pode ser combinado com diferentes tons e materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário