21 de agosto de 2011

Vermelho

Destaque nas passarelas nacionais e internacionais, o vermelho marcou a vibração que nos aguarda no verão 2012. Apostar na cor para decorar os ambientes da casa também é uma ótima pedida.
“Ele torna os espaços marcantes e alegres, ajuda a aquecer e dá personalidade e sofisticação”, afirma Rogério Castro, designer de interiores. O vermelho pode ser usado para dar vida a diferentes itens da casa, como paredes, cristaleiras, cômodas, cadeiras, telas e por aí vai. “Adoro colocá-la em portas de entrada, fica lindo!”, diz o profissional. Mas atenção aos ambientes que irão receber a tonalidade. Evite pintar as paredes do quarto, cômodo que pede cores claras, que acalmam. Caso prefira um clima romântico, use tons puxados para o rosa.


No projeto do arquiteto Ulisses Morato o vermelho está em uma das paredes principais da cas.


Outra atitude imprescindível é tomar cuidado para não pecar pelo exagero. “Tudo em excesso faz mal”, ressalta Grace Knoblauch, designer e ilustradora do Atelier de Arte. Se for pintar uma parede, por exemplo, não coloque um móvel da mesma cor por perto para não carregar. A dica é eleger apenas um elemento de destaque. “Escolha pontos focais – como objetos, móveis ou alvenarias. Mas destaque todos de uma vez. É preciso ter harmonia”, alerta Tema Santini, diretora geral do escritório Ravic Arquitetura.

Nas paredes
A cor é sempre bem-vinda nas paredes. “Principalmente em ambientes de convivência, já que somos expansivos e acolhedores”, afirma Castro. Use e abuse do vermelho em salas de jantar, pois aproxima as pessoas e estimula o apetite.
Em cozinhas, segundo ele, traz sofisticação e torna o ambiente um ponto de encontro na casa. “Também é legal usar em halls de entrada e em lavabos, já que o tempo de permanência é curto”, completa.

O vermelho vai bem na cozinha, pois aproxima as pessoas e abre o apetite. O projeto é da Ravic Arquitetura e Urbanismo.

E anote a dica do designer: “Prefira os vermelhos mais fechados, pois os abertos (vivos demais) pesam o ambiente. Se usar a cor nas paredes, opte por portas e rodapés brancos”, diz.
Combinações
Há tempos, o vermelho deixou de ser visto com preconceito por arquitetos e decoradores. Atualmente, é sempre uma boa escolha, pois pode ser combinado com diferentes tons e materiais.

18 de agosto de 2011

Paredes com Cor


O resultado da cor muda conforme o ambiente, a iluminação, a localização da parede, muda até mesmo em função da cor do seu piso; então o melhor é testar um pedaço bem grande (pedacinho de parede, não adianta, garanto) de vários tons, esperar a tinta secar e tentar conviver com aquilo por 1 ou 2 dias (compre aquelas latinhas de testers) Só depois disso é que a gente pinta definitivamente a parede. Se mesmo assim, você não curtir o resultado (calma, isso é comum), uma solução é comprar uma lata de tinta branca e fazer sua própria cor usando aqueles pigmentos em bisnaga (Xadrez, Suvinil, etc.). Atenção: é preciso misturar muito para não  haver manchas, ok?

Dica: se você vai pintar a casa toda, faça por partes, ou seja, compre a tinta para um ambiente, pinte-o, finalize tudo e só depois compre para próximo cômodo. Isso evita compras equivocadas.

Aqui vão algumas idéias para quem quer mudar o visual da casa usando tinta na parede; 
pode ser somente uma paredinha, que já dá uma diferença enorme na decoração!













 

 

Cozinha aberta para a sala

A cozinha aberta para o living ou para a sala de jantar agrada àqueles que moram em pequenos apartamentos ou que querem integrar os ambientes. Inspire-se para iniciar o seu projeto.

A ideia era integrar cozinha e sala de jantar para dar liberdade ao morador, um jovem solteiro. Quando ele quiser esconder a cozinha, basta puxar as imensas portas de correr de laca marrom fosca. Projeto da arquiteta Flávia Gerab.


A coluna de concreto, descoberta com a demolição das paredes, definiu a distribuição dos ambientes. A integração é reforçada com a estante que começa na janela da cozinha, com piso de tecnocimento na cor areia e termina na sala de jantar, com assoalho de ipê.


Anexada ao apê, a área externa é fechada no alto da parede e no teto por caixilho de ferro e vidro quadriculado. Com a retirada do teto de estuque, o pé-direito foi ampliado para 4 m e a cozinha ficou bem clara.


Sala de jantar foi integrada à cozinha e ao living. Sem paredes, o espaço é ampliado.
Tudo integrado. Essa é a proposta do apê, que tem cozinha com piso de ladrilhos hidráulicos. A partir da sala, o destaque é o painel de bambu prensado com o elemento circular vazado.


A cozinha de laca preta e vidros acidato integrou-se ao living para dar amplitude ao espaço. Repare que a mesa de jantar fica junto com o balcão, que separa os ambientes.


A cozinha tem ilha central e bancada de inox. Piso de tacos de madeira amêndola une os ambientes, que podem ser integrados graças às portas pivotantes.

 

 

 

3 de agosto de 2011

Papéis de Parede para quartos

Hoje existem uma infinidade de modelos, cores, e ilustrações. Verde, vermelho, preto, com arabescos, florais, lisos e até mesmo listrados.
Muito usado fora do País, o Brasil agora aderiu a idéia de papéis de parede em quartos, para dar
um ar de aconchego ou até mesmo um diferencial na decoração do nosso cantinho.