15 de outubro de 2010

As molduras

Quando se fala em moldura, a palavras-chave é: adequação, qualidade e elegância.
A moldura é a continuação da pintura; ela veste a tela, pode realçá-la ou prejudicá-la irremediavelmente.

Moldura não é coisa simples, requer cuidados, até para a conservação das pinturas.
O emolduramento de papéis é dos mais complicados, exigindo materiais adequados e muitos recursos técnicos, para evitar os diversos tipos de poluição, poeira e, principalmente, fungos, provenientes de umidade.
Assim, procurando um bom moldureiro, já é meio caminho andado para fazer a melhor escolha para a moldura do seu quadro.

Conselho profissional: procurem trabalhar com moldureiros competentes, com longa experiência de mercado.
 

Sobre as molduras:

Laca
Proporciona acabamento uniforme e possibilidades ilimitadas de composições de cores em relação à obra, além das variações entre o fosco, brilhante e degrade. É importante observar bem a diferença que existe entre o esmalte sintético e a laca.
Decape Policromia
Permite a aplicação na moldura das várias cores e tonalidades que compõem a obra, evidenciando o tom predominante ou contrastante. Para sua confecção são empregadas várias aplicações de tinta, e sua posterior remoção parcial.
Folheação a Ouro ou Prata
A moldura recebe finíssimas lâminas de ouro ou prata, de origem alemã ou italiana. Sua aplicação, em função de sua espessura, exige condições ambientais muito especiais, bem como mão de obra especializada.  Pode ser utilizada em pequenos detalhes ou de forma predominante na moldura, proporcionando muito requinte ao trabalho.
Madeira
Natural com aplicação de cêra ou verniz poliuretano. Entalhada-confeccionada sob encomenda, de acordo com a época e valor pictório da obra. Folheada-molduras lisas ou entalhadas podem receber detalhes em ouro ou prata. Existem os mais variados tipos de madeiras e tonalidades, criando um equilíbrio perfeito entre a obra e a moldura.
Metal
Existe uma vasta gama de perfis, tonalidades e espessuras, permitindo inúmeras composições.
Passe-Partout
 Em muitos casos valoriza a obra que será emoldurada.  Para tanto existe grande variedade de materiais, formas e acabamentos possíveis.
Formas
 As molduras podem ser confeccionadas nas mais diversas formas geométricas, como as ovais, redondas, oitavadas, sextavadas, entre muitas outras.






Nenhum comentário:

Postar um comentário