6 de outubro de 2010

O piso subiu pelas paredes


Já pensou em aplicar o mesmo material no piso e nas paredes? A idéia pode ser um facilitador para quem procura dar um visual diferente ao ambiente, além de reduzir custos e até mesmo servir para solucionar algumas dificuldades na reforma. Se este é o seu caso, fique de olho nas sugestões adotadas por alguns profissionais.

As pedras de mosaico português foram aplicadas na parede da sala de jantar. “A família morou muitos anos no Oriente e queria trazer um pouco de rusticidade, não só nas peças decorativas, mas nos materiais também”, explica a arquiteta Fernanda Belotto, responsável pelo projeto. Para ampliar o efeito, três pontos de iluminação aproveitam as suas irregularidades, “desenhando” sombras e luzes.

Características
Além de permitir criar desenhos e composições em diversas cores, é possível organizar as pedras de maneira menos regular, intensificando as saliências da parede. A limpeza deve ser frequente para não acumular pó e outras sujeiras, pois, em ambientes internos, o material não pode ser lavado como nos pisos.

Dica
Cuidado com a aplicação, pois exige técnica e paciência para não sujar as pedras durante a colocação.

Cimento Queimado
Além do baixo custo, o cimento queimado é fácil de aplicar e versátil nas cores , feitas com a adição de corantes à massa.
O cimento queimado foi a melhor opção para este banheiro, projetado pela arquiteta Adriana Yazbek para ser um local charmoso e de fácil manutenção. O material, ao invés de permanecer no piso, ganhou todo o ambiente e tornou-se o elemento principal, em uma combinação de vermelho e cinza. “A intenção era criar um ambiente bem cenográfico e pouco usual, um espaço que causasse surpresa”, revela Adriana.
Características
O custo é muito baixo e é possível que o pedreiro mesmo produza a massa. As possibilidades de cores e acabamentos são feitas a partir de corantes em pó e materiais aplicados à mistura, como o pó de mármore. Na colocação, utilize juntas de dilatação para minimizar possíveis trincas.
Dica
Para proteger e manter o aspecto liso e brilhante, aplique uma camada de resinas específicas. Pode ser lavado normalmente no dia a dia.

Madeira ipê

Após revestir o piso da sala em madeira ipê, a arquiteta Paola Rosellini procurava uma forma de aproveitar melhor o canto da lareira. “A parede era arredondada, em alvenaria branca, bem no estilo 1970”, comenta. A solução veio justamente do piso. Para deixar o visual mais reto e contemporâneo, ela revestiu a lareira com o mesmo tipo de madeira, garantindo um resultado estético impactante e também econômico ao projeto.

Características

Se bem cuidada, a madeira é extremamente durável, e pode ultrapassar os dez anos com facilidade, bastando aplicar as resinas entre três e cinco anos. Em caso de reformas, é possível retirar somente as placas necessárias e reaplicá-las posteriormente. Além disso, a limpeza é fácil, bastando pano úmido e sabão neutro.
Dica
Para não pesar, aplique uma demão de verniz mais claro, criando um tom mais ameno ao ipê.

Ladrilho Hidráulico
Charme e toque de delicadeza especiais quando a arquiteta Tieko Matsuda decidiu abandonar os revestimentos comuns e apostar nos ladrilhos hidráulicos no ambiente. “A ideia foi manter o ar romântico, rústico e pessoal, a pedido dos moradores”, explica a profissional.

Características 
Por ser muito poroso, é importante aplicar uma camada de resina protetora sobre o material. A manutenção é feita com a aplicação de cera comum a cada 15 dias. A limpeza deve ser feita apenas com pano úmido e sabão neutro, nunca com produtos químicos.
Dica
Artesanais, os ladrilhos hidráulicos podem apresentar diferenças mínimas entre as peças, que fazem parte da característica e do charme deste acabamento.

Um comentário:

  1. Adorei o post Juju, é isso aí como conversamos ontem na aula, sustentabilidade, praticidade e aconchego!Está no caminho certo. Maria Cecília

    ResponderExcluir